terça-feira, 24 de novembro de 2009

Contar histórias – uma maneira inteligente, divertida e mágica de mudar a vida do seu filho



         A partir do primeiro ano de vida, os bebês começam a se interessar por muitas novidades. Entre as mais interessantes e poderosas estão os livros. A leitura é um enorme estímulo para à criatividade, a imaginação, a inteligência, a capacidade verbal e a concentração da criança.
        O hábito da leitura deve ser construído desde o berço, com persistência, dedicação e entusiasmo, pois será a grande chave para a formação da criança em todos os sentidos. É fundamental que ela aprenda a buscar conhecimento, cultura e diversão através da leitura desde a mais tenra idade. Os livros devem estar presentes no seu dia-a-dia, assim como os brinquedos. A leitura de histórias enriquece os pequenos e faz com que mergulhem em um mundo de aventuras, distração e riquíssimas informações.


         O importante é que o ato de ler, se possível todos os dias, é o que levará seu filho a um momento tão gostoso que é a aventura do saber e do conhecer. Além disso, quando os pais compartilham desse espaço diário de leitura na vida dos filhos, estão fortalecendo um laço especial entre ambas as partes. A criança deve aprender a ouvir histórias desde muito cedo.
        Recomenda-se, entretanto, que os pais façam com disciplina e que valorizem o momento da leitura com os filhos. De certa forma, podemos dizer que a hora de dormir é o mais recomendado, pois é uma forma de tranquilizar e fazer a criança adormecer com boas sensações.

       Deve-se estabelecer um determinado horário, criar um clima adequado e diversificar os temas dos contos. Algumas dicas interessantes podem proporcionar mais humor e entusiasmo, como pequenas alterações na expressão facial, na postura e no tom de voz.
       A combinação do lúdico com a expectativa da próxima história farão desse momento o mais esperado do dia, ou melhor da noite.

Fonte: Bubbles Kids

Nenhum comentário:

Postar um comentário